Educação: “O melhor lugar do mundo é aqui... e agora.”
Como
educadora sempre penso que tudo que é
feito na escola, com a participação ativa dos alunos tem muito mais chance de dar
certo. Acredito que parte da motivação para o sucesso educacional dos adolescentes está ligada ao exercício do
protagonismo juvenil.
Atuando
na Secretaria de Educação de Minas Gerais como gerente do PEAS – Programa de
Educação Afetivo-Sexual, percebo como as ações do programa auxiliam na difusão
desse conceito e na efetivação dessa prática.
Em
1994, uma parceria entre a SEE/MG e a
Fundação Odebrecht criou um concurso que premiava ações referentes a “escutar
os adolescentes”. Um vídeo criado por um grupo de alunos foi o grande vencedor.
O vídeo chamava-se “Confissões de Adolescentes” e procurou ouvir de forma “livre”
as questões que permeavam o universo do jovem da época. O vídeo causou grande
impacto, pois, trazia os sonhos, as dificuldades e aspirações dos adolescentes.
À mesma
época e, em função da necessidade de dar voz e vez aos jovens, a SEE/MG criou um projeto que tratava da
temática adolescente. Sendo a vivência da afetividade e sexualidade uma questão
recorrente na fala dos alunos, o projeto recebeu o nome de Educação Afetivo/Sexual.
Assim, discutia-se gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis,
sexo seguro, escolhas afetivas, preconceito e questões de gênero, uso de
drogas, mercado de trabalho, cidadania, entre outros.
Nesse
contexto, os educadores que se propunham
a trabalhar estes temas com os adolescentes tiveram que buscar formação. Surgiram
as primeiras discussões sobre o conceito de protagonismo juvenil, a partir dos teóricos que embasaram a criação
do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Entre eles, o professor Antônio
Carlos Gomes da Costa, um dos primeiros educadores a tratar o conceito de forma
prática, dentro do contexto educacional. Sobre este autor, apresento o link
abaixo (1) com um de seus artigos para maior conhecimento do tema.
Desde
2002, à frente do Projeto PEAS na regional da SEE/MG, acompanho grandes ações
nas escolas a partir de sua implementação, tanto em termos de capacitação
docente quanto em ações explicitamente protagônicas por parte dos alunos. Vários
cursos, seminários e congressos foram organizados visando à formação dos
educadores que tratam do projeto nas escolas. Mesmo com a alternância de
comando na Secretaria, desde a década de
1990, o projeto, hoje transformado em programa e com uma abrangência maior,
sempre é reeditado. A gestão percebe o quanto esta temática invade a sala de
aula e altera a motivação e a aprendizagem dos alunos.
A partir de um dos
artigos (2) do professor Antônio Carlos Gomes da Costa, transcrevo a frase abaixo
que incita-nos a conhecer melhor o conceito de protagonismo juvenil:
“Tu me dizes, eu esqueço.
Tu me ensinas, eu lembro.
Tu me envolves, eu prendo.”
Benjamim Franklin
Tu me ensinas, eu lembro.
Tu me envolves, eu prendo.”
Benjamim Franklin
Um grande abraço,
Jaque Rangel
1
http://escola2000.net/aprendizagem/ac-protagonismo.htm2
www.adolec.br/bvs/adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm
Formação inicial PEAS
Parte da equipe SRE


Nenhum comentário:
Postar um comentário