quarta-feira, 9 de maio de 2012

Educação e Protagonismo Juvenil



Educação: “O melhor lugar do mundo é aqui... e agora.”

Como educadora  sempre penso que tudo que é feito na escola, com a participação ativa dos alunos tem muito mais chance de dar certo. Acredito que parte da motivação para o sucesso educacional  dos adolescentes está ligada ao exercício do protagonismo  juvenil.
Atuando na Secretaria de Educação de Minas Gerais como gerente do PEAS – Programa de Educação Afetivo-Sexual, percebo como as ações do programa auxiliam na difusão desse conceito e na efetivação dessa prática.
Em 1994, uma parceria entre a SEE/MG  e a Fundação Odebrecht criou um concurso que premiava ações referentes a “escutar os adolescentes”. Um vídeo criado por um grupo de alunos foi o grande vencedor. O vídeo chamava-se “Confissões de Adolescentes” e procurou ouvir de forma “livre” as questões que permeavam o universo do jovem da época. O vídeo causou grande impacto, pois, trazia os sonhos, as dificuldades e aspirações dos adolescentes.
À mesma época e, em função da necessidade de dar voz e vez aos jovens,  a SEE/MG criou um projeto que tratava da temática adolescente. Sendo a vivência da afetividade e sexualidade uma questão recorrente na fala dos alunos, o projeto recebeu o nome de Educação Afetivo/Sexual. Assim, discutia-se gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, sexo seguro, escolhas afetivas, preconceito e questões de gênero, uso de drogas, mercado de trabalho, cidadania, entre outros.
Nesse contexto,  os educadores que se propunham a trabalhar estes temas com os adolescentes tiveram que buscar formação. Surgiram as primeiras discussões sobre o conceito de protagonismo juvenil,  a partir dos teóricos que embasaram a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Entre eles, o professor Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos primeiros educadores a tratar o conceito de forma prática, dentro do contexto educacional. Sobre este autor, apresento o link abaixo (1) com um de seus artigos para maior conhecimento do tema.
Desde 2002, à frente do Projeto PEAS na regional da SEE/MG, acompanho grandes ações nas escolas a partir de sua implementação, tanto em termos de capacitação docente quanto em ações explicitamente protagônicas por parte dos alunos. Vários cursos, seminários e congressos foram organizados visando à formação dos educadores que tratam do projeto nas escolas. Mesmo com a alternância de comando na Secretaria,  desde a década de 1990, o projeto, hoje transformado em programa e com uma abrangência maior, sempre é reeditado. A gestão percebe o quanto esta temática invade a sala de aula e altera a motivação e a aprendizagem dos alunos.
A partir de um dos artigos (2) do professor Antônio Carlos Gomes da Costa, transcrevo a frase abaixo que incita-nos a conhecer melhor o conceito de protagonismo juvenil:
 “Tu me dizes, eu esqueço.
Tu me ensinas, eu lembro.
Tu me envolves, eu prendo.”

Benjamim Franklin

Um grande abraço,
Jaque Rangel
1
http://escola2000.net/aprendizagem/ac-protagonismo.htm

2
www.adolec.br/bvs/adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm

 Formação inicial PEAS
Parte da equipe SRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário